3 de fevereiro de 2014

Natal em Copenhagen

Quem é Vivo Sempre Aparece ou Antes Tarde do que Nunca.

Feliz Natal, feliz Ano Novo e feliz volta às aulas para todos! Um tanto atrasado, mas com visitas e viagens fica bem difícil querer sentar para escrever tudo. :) Janeiro foi um mês curto, rápido e complicado, muita coisa - boa e ruim - acontecendo e muito para escrever!

Logo depois do último projeto tivemos férias de Natal e minha família veio me visitar! Eles ficaram uma semana em Copenhagen e depois todos nós fomos passar o ano novo na Escócia. Nesse post eu vou tentar contar um pouquinho sobre o Natal em Copenhagen e as tradições dinamarquesas.


Julemarked ou Christmas Market 
O Natal chegou por aqui no início de novembro, com o lançamento das cervejas natalinas. Mas as decorações e o clima natalino só vieram lá pra meados de novembro e início de dezembro, quando a cidade ficou toda enfeitada e brilhando! Em novembro as lojas já estavam ficando abertas até mais tarde e o centro da cidade estava muito movimentado.

Foi também em novembro que abriu o Christmas Market no centro da cidade. O mercado de Natal é uma tradição alemã que se espalhou por toda a Europa e é tipo uma feira, com comida, bebidas, brinquedos tipo de parque de diversão e lojinhas. O daqui de Copenhagen era bem pequeno, comparado com o que eu vi em Edimburgo, mas mesmo assim muito gostoso de ir, comer e beber. :9

A faculdade também teve seu mercado de Natal, mas completamente diferente. Foi bem no fim de semana que eu fui à Portugal, então acabei perdendo. Mas pelo o que eu entendi, é tipo uma feira onde os alunos - ou qualquer pessoa de fora? - pode vender suas coisas. Como estudo numa academia de belas artes, muita gente vendia desenhos ou coisas que eles mesmo fizeram, além de comidas e bebidas também. Durou só um dia, mas deve ter sido bem legal. :(



Julefester på KADK
O evento do semestre. É a festa de Natal, o evento oficial mais sem noção que eu já vi ser promovido por uma faculdade! Cada departamento tem um tema e a festa acontece nos próprios departamentos, organizada pelos alunos - geralmente do primeiro ano. Os departamentos ficam super decorados - alguns muito profissionalmente, parecendo boate mesmo - e você compra um ingresso, que inclui o jantar. A janta no meu departamento foi tradicionalmente dinamarquesa - bem gostosa, aliás -, com sobremesa e tudo. A bebida não é incluída, mas acaba ficando bem barata. A boa da festa é jantar no seu dep. e depois ir de um departamento para o outro, até escolher um para ficar. :) Os temas desse ano forem bem aleatórios - alguns meio sem graça, mas outros muito legais e bem bonitos! Eu nunca vi tanta bicicleta na frente da faculdade também, acho que deve vir bastante gente de fora. Um ótimo jeito de fechar o ano :)




Tradições
Os dinamarqueses tem várias tradições de Natal, mas só vou contar aqui as que eu vivenciei ou participei.

Árvore de Natal - Juletrœ
Como acontece nos filmes, aqui as pessoas geralmente compram uma árvore de verdade para enfeitar para o Natal. A maioria delas vem da Noruega (?) e podem ser achadas facilmente nas ruas da cidade. Achei muito legal o jeito que eles embalam também, colocando uma redinha em volta delas para as pessoas poderem carregar. Tem de vários tamanhos e suspeito que não sejam muito baratas. Os enfeites vão das tradicionais bolinhas, estrelas, corações, luzes que piscam ou velas mesmo, anjos e elfos - chamados nisse.

Advent wreath ou Coroa do advento
É uma guirlanda com quatro velas, sendo cada uma delas acesa em um dos quatro domingos que vêm antes do dia 24 de dezembro.

Calendário em forma de vela
Eu ganhei um desse da dona do apartamento onde eu moro - e confesso que até agora minha vela não acabou! A vela é realmente como um calendário, contendo, como em uma régua, 24 marcas. A ideia é que a vela seja acessa um pouco por dia, a partir do dia 1 de dezembro, até dia 24, fazendo a contagem regressiva para o Natal.

Calendário de chocolate
Esse eu não tenho certeza se é uma tradição dinamarquesa - acho mais que é do Reino Unido -, mas eu achei muito legal! É como um caixa com vários chocolatinhos dentro e você abre cada embalagem em um dia. Às vezes não vem na ordem e você tem que encontrar o dia, um tanto divertido. :)

Calendário para as crianças
Geralmente dado às crianças, é um calendário em forma de 24 pequenos presentes ou embrulhos, que são dados a elas pelos pais em cada dia que antecede o natal. Achei muito legal, porque acaba que a criança ganha 25 presentes em vez de um só! :D

Além disso, todo ano os dois grandes canais de televisão dinamarqueses - aos quais eu nunca assisti, confesso - produzem uma série infantil especial de Natal, dividindo em 24 episódios que vão ao ar a cada noite antes do Natal. Pelo o que me falaram, é uma grande tradição e todo mundo fica acordado até tarde para assistir - ou coloca para gravar o episódio.

Comidas
Eu já falei aqui que não sou muito fã da comida dinamarquesa, mas a comida de Natal daqui é uma excessão! O jantar é servido muito cedo - o da faculdade começou às 18h! A maioria das pessoas comer pato assado, ganso assado ou carne de porco - o qual foi o prato principal servido pela no jantar aqui. O pato ou ganso é recheado com maçãs e ameixas e servido com batatas cozidas e doce, repolho roxo, beterraba e geléia. Outro prato principal tradicional é peixe, principalmente arenque (herring), que é servido em três tipos diferentes.

A sobremesa é composta por ris à l'amande (frio) ou risengrød (quente) - um pudim de arroz com amêndoas, quase um arroz doce, mas sem a parte doce - com molho de cereja quente ou geléia de cereja, framboesa ou morango. Também vale adicionar canela, açúcar e manteiga. Dentro do pudim é colocada uma amêndoa inteira e acha-la é uma competição - o que faz as pessoas comerem mais e mais! Quem achar a amêndoa ganha um presente, que eu acho que pode ser qualquer coisa. :)

Outra sobremesa comum - e minha segunda favorita! - é o/a Æbleskiver. É um bolinho frito e redondo feito com massa de panqueca. Apesar do nome - que significa fatias de maçã - não tem nada de maçã no bolinho, é pura massa. Ele é comido com açúcar super refinado, acho que é como o de confeiteiro, e geléia de framboesa, amora ou morango - eu fiz um com Nutella e ficou uma delícia também!

Outra tradição de Natal e assar biscoitos e bolos durante o mês de dezembro. As pessoas se reúnem com os amigos e assam biscoitos de diversos sabores, mas o mais tradicional, que até vende pronto no mercado, são os de gengibre, os pebernødder. As receitas são super tradicionais e passadas de geração a geração! Uma amiga minha norueguesa nos convidou para uma sessão de fazer biscoitos e foi muito divertido. :) Nós fizemos aqueles biscoitos tradicionais em forma de bonecos, estrelas e corações e depois enfeitamos com açúcar e M&M's - durou semanas aqui no ateliê. Ela me contou que na Noruega, para uma mulher ser considerada uma boa dona de casa, ela precisa saber pelo menos 7 receitas de biscoito! Bem, agora eu já sei uma. :P






Além de tudo isso, é claro que tem a cerveja - especialmente lançada para o Natal no início de novembro, da qual eu já falei aqui - e o vinho, que se bebe quente com uvas passas, amêndoas e especiarias e se chama gløgg!

Tivoli
E mais uma vez, o Tivoli! Fui lá com a minha família e estava tudo muito lindamente decorado. O tema desse ano foi Natal Russo e, como sempre, a atmosfera lá dentro é muito especial e mágica! ♥ Dá pra tirar foto com o Papai Noel - Julemanden - e ver umas renas bonitinhas, além de comer bastante! Dessa vez eu não fui em nenhum brinquedo, porque tava frio demais e eu já tinha ido em praticamente todos nas outras vezes. 





Patinação no gelo
Chegando a época de Natal também chega oficialmente o inverno. Ainda não estava muito frio em dezembro, estava por volta dos 7˚C, o que agora eu já acho bem tranquilo. Mesmo sem neve ou gelo de verdade, os rinks de patinação já começaram a se espalhar pela cidade. :) Ainda não fui em nenhum, mas do jeito que está frio aqui nem dá vontade de ficar exposto ao tempo e ao gelo.

Dias de Natal
Aqui em Copenhagen o Natal vai do dia 24 ao dia 26. O dia mais importante é o dia 24, véspera de Natal. O dia 26 é chamado de Boxing Day e, pelo o que eu entendi, é o dia em que as pessoas trocam os presentes! Aliás, essa é uma tradição bem comum na Europa, pelo o que eu ouvi dos intercambistas. 

Não esperava isso de Copenhagen, por ser uma "cidade grande" e capital, mas o comércio fecha TODO durante a época de Natal. Muitos pontos turísticos fecham do dia 23/24 até o dia 26. O comércio, incluindo alguns mercados e a maioria dos restaurantes, fecha no 24, 25 e 26. O que salvou a gente foi cozinhar no apartamento do hotel a ceia de Natal mais improvisada de todas - uma delícia, já que foi preparada pela mamãe e pela vovó e eu não sentia um rostinho de comida caseira há muito tempo! :9

Promoções
E depois do Natal vem... Promoções! Entre o dia 27 de dezembro e durante todo o mês de janeiro as lojas ficam em promoção! Tudo com 50 a 70% de desconto, pra gente se divertir. Como eu acabei viajando ou fazendo projeto ou ficando mal janeiro todo, nem consegui aproveitar as promoções :( Mas fiz bem, já que eram as coleções de inverno saindo - e eu não vou precisar mais de roupas de inverno, amém!

Agora é esperar pela primavera e o novo semestre que já começou! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário